À trouxa-mocha
- asduarte79
- 16 de fev. de 2015
- 2 min de leitura
Trouxa-mocha é uma das formas populares de trouxe-mouxe, expressão com origem no castelhano “a troche y moche”, que significa “fazer de uma forma atabalhoada, confusa, a despachar”.
Desde que saiu daqui de casa o senhor que veio consertar o aquecimento, que esta expressão não me sai da cabeça.
Eu já percebi que algumas das máximas dos Holandeses são "o tempo é dinheiro" e "não se pode quebrar a produtividade", mas para mim algumas coisas continuam a "fazer-me confusão".
Uma das coisas que me caracteriza enquanto professora (e também no meu dia-a-dia) é que gosto que as coisas sejam bem feitas, o melhor possível. Por isso os meus alunos constantemente me apelidavam de chata, porque eu insistia que repetissem e melhorassem os exercícios e, acima de tudo, que mostrassem brio naquilo que faziam.
Sinceramente, às vezes é isso que me parece que falta por aqui (Holanda)... entre regras, prazos e appointments... brio!! Falta-lhes brio naquilo que fazem. E isso aponta precisamente para a expressão que referi no início do post e que a minha mãe por vezes usa: "estes tipos fazem tudo à trouxa-mocha".
Aqui vai apenas mais um exemplo:
Um problema no aquecimento da casa levou-nos a contactar o senhorio, que por sua vez contactou o técnico, com quem marcou um "appointment". O senhorio contactou-nos a nós a informar que hoje de manhã viria cá a casa o dito técnico entre as 8h e as 12h. Ok... já estamos habituados a estes intervalos de tempo possíveis. Neste caso é simples, uma vez que eu tenho disponibilidade para ficar toda a manhã em casa à espera do senhor, mas... imagino que não seja assim tão fácil, para quem tem horários fixos de trabalho. Mas... avante.
O técnico chega por volta das 9h e demora o tempo necessário para consertar o aquecimento. Cerca de 40 minutos depois despede-se e diz que enviará a conta (cerca de 25 euros) para podermos pagar.
Uma vez que o problema era na grelha de aquecimento do quarto, vou verificar se está tudo bem. Para a próxima, verifico antes do técnico sair...
A grelha funciona. Mas, antes de transportar o balde de água suja para o piso debaixo, reparo num fio solto que pende sobre a grelha... Não percebo muito de aquecimento, mas sei que não é suposto ali estar um fio, preso entre a grelha e a torneira, como se de um novo elemento de decoração se tratasse.
E foi nesse momento que uma única expressão se assolou da minha mente: "trouxa-mocha"!!!!


Comentarios