Pastéis de Nata
- asduarte79
- 14 de ago. de 2014
- 2 min de leitura
Há sempre uma altura na vida de um tuga que está a morar noutro país, em que as saudades de tudo apertam e isso se traduz na tentativa de fazer pastéis de nata. Hoje foi o dia!
Procurei na internet algumas receitas e escolhi esta que vos passo a transcrever. Algumas coisas correram menos bem, outras mudaria, mas... no final a casa acabou a cheirar a baunilha e canela e a massa ficou cremosa e deliciosa.
Comecemos pelos ingredientes:
2 rolos de massa folhada
125 g de farinha
500 g de açucar
11 gemas de ovos (tamanho M)
1 vagem de baunilha
1 litro de leite
sal qb
canela para polvilhar
Comecei por estender as folhas de massa folhada e, com uma tigela pequena marquei os círculos que serviram de base aos pastéis. Depois de "desenhados" os círculos com a tigela - 6 círculos para cada folha de massa folhada, recortei a massa junto com o papel que a envolve. Utilizei os círculos para forrar as formas. No total forrei 12 forminhas.



De seguida, separei as gemas das claras. Como eram muitos ovos, congelei as claras para poder utilizar mais tarde.
Juntei num recipiente: a farinha, o açucar, o sal e o leite. Mexi primeiro com uma colher de pau e depois com uma vara de arames. Depois juntei a baunilha cortada em pedacinhos. Levei esta mistura ao lume (brando) e fui sempre mexendo por cerca de 15 minutos. O creme foi cozendo e engrossando e aos poucos soltou-se da colher de pau. Coei depois esta mistura por um passador de rede e retirei os pedacinhos da baunilha.


Deixei arrefecer o creme (cerca de 5 minutos). Juntei, de seguida, as gemas. Com uma concha enchi as forminhas anteriormente forradas com a massa folhada.

Pré aqueci o forno na temperatura máxima.
Coloquei os pastéis de nata no forno por cerca de 20 minutos.
Desenformei e polvilhei com canela!


Sugestões e melhorias:
- da próxima vez substituirei a vagem de baunilha por casca de limão. Embora a receita original fosse com a baunilha, gosto mais do sabor do limão, no entanto, tudo depende do gosto de cada um.
- os dois rolos de massa folhada resultaram em 12 pastéis. Para essa quantidade basta utilizar metade das quantidades indicadas para o creme. Eu optei por fazer estas quantidades e congelar o restante creme, para novos pastéis ou para uma tarte de nata.
- após pré-aquecer o forno (na temperatura máxima) há que regular a temperatura para cerca de 150 a 200 graus. No meu caso, esqueci-me deste último "pequeno" pormenor, o que resultou no tom preto da superfície da massa. Felizmente salvou-se a massa do interior e o creme :)
Bom apetite!
Comments