top of page

Empadão de Peixe

  • Foto do escritor: asduarte79
    asduarte79
  • 17 de jul. de 2014
  • 3 min de leitura

Porque gosto de cozinhar e de uma boa refeição, partilho aqui algumas receitas, minhas ou retiradas de algum livro ou blogue. Partilho também alguns locais e experiências gastronómicas. Alguém me disse: “se o teu blogue tem receitas, então vai ser rotulado como um blogue de receitas”. Não, apenas uma partilha de duas das coisas que mais gosto de fazer – cozinhar e degustar uma bela refeição J


A receita de empadão veio da minha mãe. Cresci a vê-la fazer empadão de carne, algumas vezes com arroz, mas a maioria das vezes com puré de batata. É sem dúvida o meu preferido!

Quando viemos para Enschede alguns hábitos mudaram: a dispensa, outrora sempre cheia, contém agora apenas o essencial. Na verdade, nem temos dispensa. Os motivos não são de foro económico, mas apenas porque na prática não é viável - não temos carro e portanto as compras são feitas pontualmente, os produtos são trazidos em menor quantidade e transportadas à mão ou na bicicleta. Ao início pareceu-me estranho, porque sempre cresci noutra realidade - houve alturas em que não havia dinheiro para pagar a conta do telefone, mas o frigorifico e as prateleiras estavam sempre cheios. Nunca se deixava acabar um pacote, sem que já existisse um novo pacote ao lado. E lembro-me da minha mãe dizer: "pode faltar tudo cá em casa, menos comida na mesa". São hábitos, respeito e compreendo e assim cresci... O facto de termos aqui uma realidade totalmente diferente, trouxe-nos algumas vantagens: as coisas nunca chegam a passar do prazo e estimula a criatividade, porque temos que imaginar o que fazer com o que temos. E assim nasceu a ideia de aproveitar uns filetes de pescada, umas batatas e uns ovos para fazer empadão de peixe.


20140709_210525 (2).jpg

A receita é simples e relativamente rápida. Fiz o suficiente para 3 a 4 refeições (depende do apetite de cada um).


Ingredientes:


8 a 10 batatas médias

2 cenouras

4 filetes de pescada (podem substituir por outro peixe)

4 ovos

meio copo de leite

50 g de manteiga

noz moscada, sal e pimenta qb

azeite qb


Cozi num tacho os filetes de pescada, noutro 3 ovos e noutro as batatas e as cenouras descascadas e cortadas em pequenos pedaços. Aos filetes e às batatas e cenouras juntei um pouco de sal grosso.

Depois de cozido o peixe, retirei e desfiz em pequenas lascas, reguei com azeite e temperei com pimenta (utilizei uma mistura de diferentes pimentas).

Retirei do lume os ovos e cortei em rodelas.

Depois de cozidas as cenouras e as batatas, juntei a manteiga e o leite e passei com a varinha mágica. Apenas o suficiente para transformar em puré. Juntei a noz moscada e envolvi com a colher de pau.

Num recipiente deitei uma camada de puré, seguido do peixe e das rodelas de ovo cozido. Cobri com o restante puré. Bati uma gema de ovo e pincelei a superficie.

Coloquei no forno a 180º durante cerca de 20 minutos. Deixei mais 10 minutos a gratinar... et voila!


A receita de empadão de carne é semelhante, mas em vez do peixe coloco carne picadaà qual junto um pouco de chouriço também picado. À camada de ovo cozido, junto uma camada de fiambre e no fim cubro o puré com rodelinhas de chouriço.


Sugestões, críticas e alternativas... são sempre bem vindas!

 
 
 

Comments


PROCURE POR TAGS:
SOBRE MIM

"Se tanto me dói que as coisas passem

É porque cada instante em mim foi vivo

Na busca de um bem definitivo

Em que as coisas de Amor se eternizassem"

 

Sophia de Mello Breyner Andresen

SIGA:
  • Facebook Vintage Stamp
  • Twitter Vintage Stamp
  • Instagram Vintage Stamp
ONDE ESTOU?
POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page